Alfredo Ceschiatti
Escultura em bronze 62 x 163,5 x 42,5cm
Baía de Guanabara, 1965
Uma das principais características das obras do belo-horizontino Alfredo Ceschiatti é a superfície lisa, sem muitas texturas, como observamos na escultura “Baía de Guanabara”.
Olhando atentamente a obra: quais diferenças ou semelhanças você percebe entre ela e outras obras de figuras humanas presentes no Pátio das Esculturas?
O título da obra faz referência às formações rochosas do Pão de Açúcar e da Pedra da Urca, localizados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Que tal observar essa obra de longe? A escultura, que apresenta a figura de uma mulher deitada, faz você imaginar a representação sugerida pelo artista no título da obra? Você consegue enxergar outras inspirações ou referências utilizadas nessa escultura?
Além de outros trabalhos, Ceschiatti também é autor da icônica escultura “A Justiça”, localizada em frente ao edifício-sede do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.